top of page
  • Foto do escritorAlberto Moby Ribeiro da Silva

BORA CORRER MUNDO?

Atualizado: 6 de out. de 2021

Viajei pela primeira vez quando tinha cerca de 4 anos de idade. Foi uma viagem com meus avós, do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, de trem, conhecido como Vera Cruz (e também chamado Trem de Prata). A viagem foi noturna e eu, minha avó e meu avô viajamos na cabine privativa de um carro-leito.

Essa viagem marcou minha personalidade. Desde pequeno passei a me interessar por profissões que pudessem me levar, física ou virtualmente, para fora do meu mundinho de garoto carioca de subúrbio. Agente de viagens, missionário, tradutor e intérprete, guia turístico, professor de idiomas, acho que tudo isso passou, em algum momento pela minha cabeça.


Mas a família era pobre e apesar da minha determinação as chances de minha paixão por viagens se transformasse em viagens concretas eram bastante remotas. Mesmo assim, quando tinha 19 anos viajei com um grupo de amigos para o Paraná para passar um feriadão. Sou eu esse jovenzinho simpático no MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. A foto é de novembro de 1978.


Sou eu esse jovenzinho simpático no MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. A foto é de novembro de 1978.

Essa segunda viagem - agora pela primeira vez sem a tutela ou supervisão de nenhum familiar ou tutor - consolidou essa certeza de que, eu não sabia bem quando nem como, as viagens estariam sempre no topo da minha lista de desejos, sonhos e projetos.


Ainda demorou bastante pra que eu pudesse bancar viagens mais longas no tempo e no espaço. Na verdade, elas se tornaram mais constantes mesmo só a partir de 2006, quando passei a poder fazer economias com esse objetivo, a planejar roteiros e a por o pé na estrada.


Pra terminar esta introdução, quero deixar claro que não tenho a intenção de fazer do blog um guia de viagem. Há muitos deles na rede, alguns muito bons, mas um apanhado de relatos de experiência, principalmente para pessoas que já não são mais tão jovens e/ou que demoraram algum tempo de suas vidas até poderem sair por esse mundão de meu deus batendo perna. Bora?

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

SETÚBAL

bottom of page